Sexta Selvagem: Mariposa-Urso-Lanoso-do-Ártico

por Piter Kehoma Boll

Semana passada apresentei o salgueiro-ártico, um salgueiro incomum que vive como uma planta rasteira no Ártico e, como mencionei então, muitas espécies se alimentam dessa pequena planta. Uma destas espécies é Gynaeophora groenlandica, cujo nome popular em inglês ficaria, traduzido, mariposa-urso-lanoso-do-Ártico.

Como é comum entre lepidópteros, as lagartas da mariposa-urso-lanoso-do-Ártico se alimentam principalmente de uma só espécie, neste caso o salgueiro-ártico. Mas elas são muito mais que uma lagarta se alimentando de uma planta incomum.

Uma mariposa-urso-lanoso-do-Ártico sobre um salgueiro-ártico. Foto de Fiona Paton.*

Habitando a Groenlândia e as ilhas do Canadá, a mariposa-urso-lanoso-do-Ártico vive em um ambiente extremo no qual as temperaturas são muito baixas durante a maior parte do ano. Como resultado, ela é incapaz de se manter ativa durante vários meses e, como muitas espécies árticas, hiberna.

Na maior parte do mundo, a lagarta da mariposa-urso-lanoso-do-Ártico seria considerada de tamanho médio, mas em seu ambiente ela é um inseto relativamente grande. Seu corpo é coberto de pelos longos e macios que variam de um marrom-avermelhado a marrom-escuro. Os adultos possuem um cor acinzentada com um abdome piloso.

Um adulto esperando para acasalar. Foto do usuário pat_Lorch do iNaturalist.**

Os adultos acasalam e põem ovos no final de junho. Os ovos eclodem rapidamente e as pequenas larvas de primeiro ínstar começam a se alimentar das folhas do salgueiro-ártico, mas durante julho as temperaturas começam a cair rapidamente e a larva, ainda muito pequena, se prepara para hibernar. Elas tecem um hibernáculo de seda, um abrigo para hibernar, e entram em diapausa, permanecendo inativas até junho do ano seguinte. Quando a neve começa a derreter, elas acordam, começam a se alimentar de novo e fazem a muda, atingindo o segundo ínstar antes do fim de junho. Então elas tecem outro hibernáculo e entram em diapausa de novo. O ciclo continua pelos próximos anos até que atinjam o oitavo ano desde que eclodiram.

Uma lagarta acordando em seu hibernáculo. Foto do usuário pat_Lorch do iNaturalist.**

Neste ano, as lagartas se transformam em pupas, que se desenvolvem em adultos em cerca de uma semana. Os adultos então se acasalam, põem seus ovos, os ovos eclodem e as larvas de primeiro ínstar reiniciam o ciclo. Eclodindo no final de junho do primeiro ano e morrendo em meados de junho do oitavo ano, a mariposa-urso-lanoso-do-Ártico possui um ciclo de vida que se completa em cerca de 7 anos, mas é restrito a apenas três semanas por ano. Elas passam mais de 90% da vida como lagartas hibernando.

Dois adultos acasalando em junho. Foto do usuário pat_Lorch do iNaturalist.**

Não é fácil ser uma mariposa no Ártico. E a mariposa-urso-lanoso-do-Ártico não precisa sobreviver apenas aos invernos rigorosos mas também é ameaçada por parasitoides, porque todos sabemos que essas criaturas existem em todo lugar.

E com um ciclo de vida tão especializado, o que poderia acontecer com a mariposa-urso-lanoso-do-Ártico agora que as temperaturas do Ártico estão aumentando? Ela sobreviverá ao que fizemos com o clima da Terra?

– – –

Curta nossa página no Facebook!

Siga-me (@piterkeo) no Twitter!

Precisa de ajuda para preparar seu artigo científico? Fale com a A1 Assessoria em Produção Acadêmica. Oferecemos serviços de tradução, revisão, formatação e preparação de figuras a preços acessíveis! Nosso email: a1academica@gmail.com

– – –

Referências:

Morewood WD, Ring RA (1998) Revision of the life history of the High Arctic moth Gynaephora groenlandica (Wocke) (Lepidoptera: Erebidae). Canadian Journal of Zoology 76:1371–1381.

Morewood DW, Wood MD (2002) Host utilization by Exorista thula Wood (sp. nov.) and Chetogena gelida (Coquillett) (Diptera: Tachinidae), parasitoids of arctic Gynaephora species (Lepidoptera: Lymantriidae). Polar Biology 25: 575–582. doi: 10.1007/s00300-002-0382-y

Wikipedia. Gynaephora gronelandica. Available at < https://en.wikipedia.org/wiki/Gynaephora_groenlandica >. Access on February 9, 2020.

– – –

*Creative Commons License Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons de Atribuição Não Comercial Sem Derivações 4.0 Internacional.

**Creative Commons License Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons de Atribuição Não Comercial e Compartilhamento Igual 4.0 Internacional.

Deixe um comentário

Arquivado em Entomologia, Sexta Selvagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s