Sexta Selvagem: Nerita-Preta-Havaiana

por Piter Kehoma Boll

O mar é tão cheio de formas de vida diferentes que é difícil deixá-lo uma vez que estamos nele. Assim, continuaremos no mar esta semana, mas indo para o meio o Oceano Pacífico, mais precisamente para as ilhas do Havaí. Ali, na praia, podemos achar a espécie de hoje.

Um agregado de Nerita picea em Kauai. Foto de Phil Liff-Grief.*

Chamada Nerita picea, ela é um pequeno caramujo encontrado em praias rochosas pela maior parte do Havaí, geralmente em agregados. Ela é comumente chamada de nerita-preta-havaiana, mas os havaianos nativos a chamam de pipipi.

Conchas vazias da nerita-preta-havaiana. Foto de Donna Pomeroy.**

A nerita-preta-havaiana mede cerca de 1 cm de comprimento e sua concha é externamente preta com cristas espirais, às vezes com uma fina linha mais clara correndo entre elas, e frequentemente com um tom esbranquiçado na ponta da espiral. Suas cristas são relativamente pouco marcadas quando comparada com outras espécies de nerita. Internamente a concha é branca. As partes moles do corpo também são em sua maioria pretas e assim é o opérculo, a tampa que fecha a abertura da concha quando o caramujo se retrai. O pé, no entanto, é mais claro. Quando um animal vivo é pego, ele se retrai rapidamente para dentro da concha, cobrindo a abertura com o opérculo e deixando uma margem branca ao seu redor.

Um espécime vivo com as partes moles visíveis. Foto de  Isaac Lord.**

Como a maioria dos caramujos da zona entre-marés, a nerita-preta-havaiana é herbívora e come as algas crescendo nas rochas. Ela prefere viver na zona onde as ondas quebram ou ligeiramente acima desta, diferente de seu parente mais próximo, Nerita plicata, que vive na zona superior, evitando as ondas.

Devido à sua distribuição tropical, a nerita-preta-havaiana se reproduz continuamente ao longo do ano. Não existe dimorfismo sexual entre machos e fêmeas, o que é, eu acho, “a regra” para caramujos.

A nerita-preta-havaiana era tradicionalmente usada como alimento pelos nativos havaianos e suas conchas podem ser encontradas em grande número em sítios arqueológicos do arquipélago, que datam de mais de mil anos no passado. Conchas vazias da nerita-preta-havaiana também são comumente usadas por pequenos caranguejos eremitas do gênero Calcinus.

Caranguejos-eremitas Calcinus usando as conchas de neritas-pretas-havaianas mortas. Foto de CA Clark.***

Apesar de ser uma espécie comum no Havaí e ter uma importância histórica como alimento, pouco parece ser conhecido sobre a história de vida da nerita-preta-havaiana.

– – –

Curta nossa página no Facebook!

Siga-me (@piterkeo) no Twitter!

Precisa de ajuda para preparar seu artigo científico? Fale com a A1 Assessoria em Produção Acadêmica. Oferecemos serviços de tradução, revisão, formatação e preparação de figuras a preços acessíveis! Nosso email: a1academica@gmail.com

– – –

Referências:

Dye T (1994) Apparent ages of marine shells: implications for archaeological dating in Hawai’i. Radiocarbon 36(1):51–57.

Frey MA (2010) The relative importance of geography and ecology in species diversification: evidence from a tropical marine intertidal snail (Nerita). Journal of Biogeography 37:1515–1528. doi: 10.1111/j.1365-2699.2010.02283.x

Pfeiffer CJ (1992) Intestinal Ultrastructure of Nerita picea (Mollusca: Gastropoda), an Intertidal Marine Snail of Hawaii. Acta Zoologic 73(1):39–47. doi: 10.1111/j.1463-6395.1992.tb00947.x 

Reese ES (1969) Behavioral adaptations of intertidal hermit crabs. American Zoologist 9(2):343–355. doi: 10.1093/icb/9.2.343

– – –

*Creative Commons License Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons de Atribuição Não Comercial e Compartilhamento Igual 4.0 Internacional.

**Creative Commons License Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons de Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional

***Creative Commons License Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons de Atribuição Não Comercial Sem Derivações 4.0 Internacional.

Deixe um comentário

Arquivado em moluscos, Sexta Selvagem, Zoologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s