Sexta Selvagem: Efêmera-Amarela

por Piter Kehoma Boll

Efêmeras constituiem a ordem Ephemeroptera, uma das mais antigas entre os insetos. Proximamente relacionadas às libélulas (ordem Odonata), efêmeras possuem uma ninfa aquática e uma imago (isto é, um adulto) terrestre. Uma espécie consideravelmente bem conhecida é Heptagenia sulphurea, comumente conhecida como efêmera-amarela.

Nativa da Europa, a efêmera-amarela vive a maior parte de sua vida como ninfa. Ela prefere águas correntes e limpas, onde vive sob pedras e se alimenta de matéria vegetal em decomposição e biofilmes de bactérias associados a esse material. A ninfa possui um corpo achatado e uma cor escura com várias marcas amareladas. As pernas são curtas e largas e possuem uma série de listras transversais sinuosas amarelas e pretas alternadas. Como em todas as ninfas de efêmera, o abdome possui brânquias visíveis em ambos os lados e três longos cercos (caudas) na ponta. Durante seu estágio final como ninfa, a efêmera-amarela mede cerca de 1 cm de comprimento.

Ninfa da efêmera amarela. Créditos a European Fly Angler.

A maioria das efêmeras são muito sensíveis à poluição e a efêmera-amarela é uma das mais sensíveis de todas, ao menos na Europa. Quando a água de um riacho começa a se tornar poluída, a efêmera-amarela é a primeira efêmera a desaparecer. Assim, sua presença indica água de qualidade muito boa.

Subimago fêmea na Rússia. Foto de Robin Bad.*

Diferente de todos os outros insetos, efêmeras possuem um estágio intermediário entre a ninfa e a imago, a chamada subimago. Este estágio já é terrestre como a imago e já possui asas, apesar de serem geralmente menos desenvolvidas, tornano-as má voadoras. O estágio de subimago na efêmera-amarela possui uma cor amarela típica, de onde o nome efêmera-amarela. As fêmeas possuem olhos pretos pouco desenvolvido, enquanto malhos possuem olhos maiores que variam de cinza-escuro a esbraquiçado. As ninfas se transformam em subimagos a partir de maio, quando o pico ocorre, mas podem aparecer até o final de julho.

Imago macho da efêmera-amarela na Rússia. Foto de Vladimir Bryukhov.*

Quando a subimago se transforma em adulto, geralmente após poucos dias, o corpo se torna marrom-claro e os olhos esbranquiçados em ambos os sexos, mas os olhos ainda são menores em fêmeas que em machos. Os adultos possuem somente a função de reproduzir e é o que fazem. Após acasalar, o macho morre em poucas horas, e assim acontece com a fêmea após pôr os ovos num riacho.

A efêmera-amarela é frequentemente usada como isca de pesca. Outrora uma espécie comum através da Europa, suas populações diminuíram consideravelmente no último século devido ao aumento de poluição da água. Alguns esforços recentes para despoluir riachos podem, felizmente, ajudar esta e outras espécies de efêmera a encontrarem novamente locais para proliferarem.

– – –

Curta nossa página no Facebook!

Siga-me (@piterkeo) no Twitter!

Precisa de ajuda para preparar seu artigo científico? Fale com a A1 Assessoria em Produção Acadêmica. Oferecemos serviços de tradução, revisão, formatação e preparação de figuras a preços acessíveis! Nosso email: a1academica@gmail.com

– – –

Referências:

Beketov MA (2004) Different sensitivity of mayflies (Insecta, Ephemeroptera) to ammonia, nitrite and nitrate between experimental and observational data. Hydrobiologia 528:209–216.

Macan TT (1958) Descriptions of the nymphs of the British species of Heptagenia and Rhithrogena (Ephem.). Entomologist’s Gazette 9:83–92.

Madsen BL (1968) A comparative ecological investigation of two related mayfly nymphs. Hydrobiologia 31:3–4.

– – –

*Creative Commons License Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons de Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional

Deixe um comentário

Arquivado em Entomologia, Sexta Selvagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s