Sexta Selvagem: Cigarrinha-de-Ponta-Preta

por Piter Kehoma Boll

A primeira espécie de 2020 é encontrada em florestas, jardins e plantações do sudeste e do leste da Ásia. Um membro do grupo de pequenos insetos conhecidos como cigarrinhas, seu nome científico é Bothrogonia ferruginea e seu nome comum em inglês é black-tipped leafhopper, o qual adaptei como cigarrinha-de-ponta-preta.

Cigarrinhas pertencem à ordem Hemiptera e se alimentam da seiva de várias plantas. A cigarrinha-de-ponta-preta mede um pouco mais de 1 cm de comprimento quando adulta. A cor dorsal é amarela, um pouco mais verde nas asas que na cabeça e no tórax, e há um grupo de manchas pretas na cabeça e no tórax, bem como uma margem preta na extremidade posterior das asas anteriores. Os olhos são pretos e as pernas também são amarelas, com áreas pretas nas articulações. Alguns espécimes podem ter um tom mais alaranjado, de onde o nome ferruginea (cor de ferrugem) deve ter vindo. O lado ventral é preto com uma borda amarela em cada segmento.

Bothrogonia ferruginea no Japão. Foto do usuário Keisotyo do Wikimedia.*

Os ovos são alongados, esverdeados e pequenos, e são postos em pequenos aglomerados na primavera. As ninfas de primeiro ínstar, que são pequenas e brancas, eclodem dos ovos após cerca de 8,5 dias. Elas se desenvolvem em adultos após cerca de 2 meses, passando por mais 4 ínstares de ninfa. Os adultos são imaturos de início e vivem 10 meses. Eles desenvolvem seus órgãos sexuais lentamente durante o verão e o outono, hibernam durante o inverno e acordam da hibernação na primavera prontos para acasalar.

Ninfa da cigarrinha-de-ponta-preta em Taiwan. Foto da usuária nicolle10 do iNaturalist.**

Cigarrinhas-de-ponta-preta machos prendem seu esperma a um material transparente que lembra uma corda e o transferem às fêmeas dentro de um grande espermatóforo que é depositado na bolsa copulatória. Parte do material dentro do espermatóforo parece ser transferido para dentro dos ovos, como se fosse um tipo de presente nutritivo do pai para seus futuros filhos.

Sugeriu-se que o peculiar padrão de coloração da cigarrinha-de-ponta-preta é uma forma de mimetismo. O fundo amarelo com manchas pretas lembra o padrão de coloração de pupas de joaninhas. Visto que joaninhas contêm algumas toxinas que as tornam uma refeição desagradável, imitá-las ajuda a cigarrinha-de-ponta-preta a ser evitada como alimento por muitos predadores.

Duas cigarrinhas-de-ponta-preta em Taiwan. Foto da usuária nicolle10 do iNaturalist.**

Como a cigarrinha-de-ponta-preta se alimenta de várias espécies de plantas, ela pode ser uma ameaça a alguns cultivares, especialmente uvas e chá. Mais que apenas se alimentar da seiva, a cigarrinha-de-ponta-preta pode ser um vetor para transmitir a bactéria Xylella fastidiosa entre plantas. Esta bactéria é responsável por muitas doenças, incluindo a doença de Pierce das uvas, que causa frutas enrugadas e queda prematura das folhas.

Felizmente a cigarrinha-de-ponta-preta (ainda) não é uma grande ameaça a nenhuma planta cultivada, de forma que não há urgência em estudar seu ciclo de vida em detalhes.

– – –

Mais hemípteros:

Sexta Selvagem: Pulgão-da-Ervilha (em 12 de junho de 2015)

Sexta Selvagem: Maria-Fedida (em 10 de maio de 2019)

Sexta Selvagem: Soldadinho-Chifrudo-da-Acácia (em 23 de agosto de 2019)

– – –

Curta nossa página no Facebook!

Siga-me (@piterkeo) no Twitter!

– – –

Referências:

Hayashi F, Kamimura Y (2002) The potential for incorporation of male derived proteins into developing eggs in the leafhopper Bothrogonia ferruginea. Journal of Insect Physiology, 48(2), 153–159. doi: 10.1016/s0022-1910(01)00159-7 

Tuan SJ, Hu FT, Chang HY, Chang PW, Chen YS, Huang TP (2016) Xylella fastidiosa transmission and life history of two cicaellinae sharpshooters, Kolla paulula and Bothrogonia ferruginea (Hemiptera: Cicadellidae), in Taiwan. Journal of Economic Entomology 109(3): 1034-1040. doi: 10.1093/jee/tow016

Yamazaki K (2010) Leafhopper’s face mimics the ladybird pupae. Current Science 98(4): 487–488.

– – –

*Creative Commons License Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons de Atribuição e Compartilhamento Igual 4.0 Internacional.

**Creative Commons License Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons de Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional

Deixe um comentário

Arquivado em Entomologia, Sexta Selvagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s