Quarta de Quem: Jean-Louis Petit

por Piter Kehoma Boll

Hoje comemoramos o aniversário de um cientista e cirurgião francês que alcançou grande renome em seu tempo.

Jean-Louis Petit, geralmente conhecido como Petit o cirurgião, nasceu em 13 de maio de 1764 em Paris. Ele se interessava por anatomia desde a infância e recebeu lições sobre o assunto do anatomista Alexis Littré, que morava em sua casa. Quando Petit tinha apenas 12 anos de idade, Littré confiou a ele seu teatro anatômico.

Após estudar cirurgia com o cirurgião Georges Mareschal, Petit obteve o título de mestre em cirurgia em 1700. Em 1705, ele publicou um trabalho intitulado L’Art de guérir les maladies des os (A arte de curar doenças dos ossos), o qual seria traduzido para o inglês em 1726.

Retrato de Jean-Louis Petit por Ambroise Tardieu.

Em 1715, ele se tornou membro da Academia de Ciências Francesa e, em 1731, foi nomeado, pelo rei Luís XV, diretor da Real Academia de Cirurgia após sua fundação.

A reputação de Petit foi alcançada devido ao seu talento e sua experiência, especialmente por causa de seus relatos de casos de hemorragias, fístulas lacrimais e operações do frênulo do pênis, bem como seu trabalho sobre doenças dos ossos. Devido à sua fama, ele foi chamado à Polônia em 1726 para tratar o Rei Augusto II e para a Espanha em 1735 para tratar o Príncipe Fernando VI. Ambos ofereceram grandes vantagens para ele permanecer em seus países, mas ele decidiu voltar à França.

Petit também é reconhecido pela primeira ampla descrição clínica de um hematoma epidural e seu tratamento por trepanação do lado oposto ao começo dos sinais neurológicos.

Petit faleceu em Paris em 20 de abril de 1750 aos 76 anos.

– – –

Curta nossa página no Facebook!

Siga-me (@piterkeo) no Twitter!

– – –

Referência:

Wikipédia (em Francês). Jean-Louis Petit (anatomiste). Disponível em < https://fr.wikipedia.org/wiki/Jean-Louis_Petit_(anatomiste) >. Acesso em 13 de março de 2019.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Biografias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s