Sexta Selvagem: Glomo-Funil-Versátil

por Piter Kehoma Boll

É hora de voltar para o mundo microscópico e apresentar as maravilhas que ele contém. Hoje a espécie escolhida é Funneliformis mosseae que, como sempre, não possui um nome comum. Eu, portanto, decidi chamá-la de glomo-funil-versátil.

O glomo-funil-versátil é um fungo da divisão Glomeromycota. Estes fungos são caracterizados por formarem uma relação endossimbionte com plantas através de estruturas chamadas micorrizas arbusculares, ou MAs para abreviar. Este tipo especial de micorriza é formado com o fungo crescendo dentro dos tecidos e das células das raízes das plantas. Sabe-se que cerca de 80% de todas as famílias de plantas vasculares contém MAs.

800px-spores_tomato_root

Esporos do glomo-funil-versátil em raízes de tomate. Foto do usuário Samson90 do Wikimedia.

Nossa espécie, o glomo-funil-versátil, é considerado um dos fungos mais comuns associados a raízes de plantas. Encontrado no mundo todo, ele pode formar MAs com muitas plantas diferentes, incluindo vários cultivares, como milho, cebola, tomate e muitos outros.

funneliformis_mosseae_spore

Um esporo único do glomo-funil-versátil mostrando a base em forma de funil à direita. Foto extraída de Schüßler & Walker (2010).

Como o glomo-funil-versátil vive dentro dos tecidos e das células das raízes, ele geralmente não é conspícuo, mas pode ser facilmente identificado por seus esporos, os quais possuem cerca de 0,2 mm de diâmetro e são agrupados em esporocarpos. A base do esporo possui um formato de funil, sendo esta a razão para o nome Funneliformis.

A associação do glomo-funil-versátil com plantas aumenta a absorção de nutrientes pelas plantas e também as ajuda a lidarem com ambientes contaminados por metais pesados, como o chumbo, ao absorver parte dos contaminantes, assim reduzindo seus efeitos deletérios nas plantas.

– – –

Curta nossa página no Facebook!

– – –

Referências:

Citterio, S.; Prato, N.; Fumagalli, P.; Aina, R.; Massa, N.; Santagostino, A.; Sgorbati, S.; Berta, G. (2005) The arbuscular mycorrhizal fungus Glomus mosseae induces growth and metal accumulation changes in Cannabis sativa LChemosphere 59(1): 21–29.

EOL – Encyclopedia of Life. Glomus mosseae. Available at < http://eol.org/pages/988675/overview >. Access on July 17, 2018.

Schüßler, A.; Walker, C. (2010) The Glomeromycota. A species list with new families and new genera. Gloucester, UK.

Xu, Z.; Ban, Y.; Yang, R.; Zhang, X.; Chen, H.; Tang, M. (2016) Impact of Funneliformis mosseae on the growth, lead uptake, and localization of Sophora viciifoliaCanadian Journal of Microbiology 62(4): 361–373.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Fungos, Sexta Selvagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s