Sexta Selvagem: Lombriga-de-Porco

por Piter Kehoma Boll

É hora de voltar aos nematódeos e aos parasitas mais uma vez. Provavelmente um dos nematódeos mais famosos é a lombriga-de-humanos, Ascaris lumbricoides, mas hoje vou falar sobre seu parente mais próximo, a lombriga-de-porco, Ascaris suum.

Encontrada no mundo todo, a lombriga-de-porco, como seu nome já deixa claro, infecta porcos. Ela é um grande verme do filo Nematoda e muito similar à lombriga-de-humanos, a principal diferença sendo simplesmente que a primeira infecta porcos e a segunda, humanos.

800px-asuum_male_and_female
Um típico macho (acima) e uma fêmea (abaixo) de Ascaris suum. Foto o usuário VlaminckJ do Wikimedia.*

Os vermes adultos vivem no intestino de porcos e possuem dimorfismo sexual. Machos são menores, medindo 13–31 cm de comprimento e tendo uma extremidade posterior enrolada. As fêmeas são maiores, medino 20–49 cm e não possuem uma extremidade posterior enrolada. Estes vermes possuem uma cor que varia de rosa-claro a branco e podem ocorrer em grandes quantidades dentro do hospedeiro.

Quando estão sexualmente maduras, as fêmeas podem pôr até 200 mil ovos por dia e ter até 27 milhões de ovos em seus úteros. Os ovos são eliminados com as fezes do porco e permanecem no ambiente, onde o embrião começa a se desenvolver. Assim que os ovos são comidos por um porco, eles eclodem e as larvas se arrastam para dentro da parede do intestino grosso, atingindo a corrente sanguínea e dali sendo carregadas para o fígado e de lá para os pulmões. Nos pulmões, elas chegam nos alvéolos e começam a migrar para cima em direção à traqueia e são tossidas até a boca e engolidas pelo porco, atingindo o intestino de novo. Lá elas permanecem no intestino delgado e completam seu desenvolvimento, tornando-se adultos.

A grande similaridade entre Ascaris suum e Ascaris lumbricoides implica que elas possuem um ancestral comum recente que pode ter se dividido em duas espécie depois que humanos passaram a criar porcos. Eventualmente Ascaris suum pode também infectar humanos e Ascaris lumbricoides também pode infectar porcos, mas elas parecem ter uma preferência e um desenvolvimento melhor em seus hospedeiros “tradicionais”. Estudos moleculares indicaram que as populações de ambas as espécies parecem consideravelmente isoladas, mas hibridizações ocasionais ocorrem, sugerindo que elas ainda estão no processo de se tornarem espécies completamente separadas.

– – –

Referências:

Leles, D.; Gardner, S. L.; Reinhard, K.; Iñiguez, A.; Araujo, A. (2012) Are Ascaris lumbricoides and Ascaris suum a single species? Parasite and Vector5: 42. https://dx.doi.org/10.1186/1756-3305-5-42

Wikipedia. Ascaris suum. Available at: < https://en.wikipedia.org/wiki/Ascaris_suum >. Acesso em 6 de novembro de 2017.

– – –

*Creative Commons License Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons de Atribuição e Compartilhamento Igual 4.0 Internacional.

Deixe um comentário

Arquivado em Parasitas, Sexta Selvagem, vermes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s