Sexta Selvagem: Polvo-do-Deserto

por Piter Kehoma Boll

Hoje vou apresentar uma das mais bizarras espécies de planta no mundo. Encontrada no deserto de Namib, na Namíbia e em Angola, a Welwitschia mirabilis, geralmente simplesmente chamada welwitschia ou polvo-do-deserto em português, é o único membro da ordem Welwitschiales, um grupo de gimnospermas na divisão Gnetophyta.

Welwitschia_mirabilis

Um espécime de Welwitschia mirabilis em Naukluft, Namíbia. Foto de Sara&Joachim.*

O polvo-do-deserto tem uma aparência única. As mudas possuem dois cotilédones (as folhas originais produzidas pelas sementes) e depois desenvolvem duas folhas permanentes que crescem opostas (em ângulos retos) aos cotilédones. Estas folhas permanentes crescem continuamente, atingindo mais de 4 m de comprimento. Enquanto crescem, as folhas se partem e rasgam em várias tiras e ocupam uma área de cerca de 8 m de circunferência em torno da planta. O caule é lenhoso e as flores aparecem na parte central chamada coroa. A espécie é dioica, significando que flores masculinas e femininas aparecem em plantas diferentes. A polinização geralmente é conduzida por insetos.

Vivendo até 2 mil anos, o polvo-do-deserto é uma planta de deserto bem peculiar. Suas folhas são largas e muito grandes, diferente do que é a regra no deserto. Seu sistema de raízes também é muito raso, não penetrando fundo no solo. Parece que a maior parte da água usada pela planta é capturada pelas folhas a partir da neblina da manhã.

Apesar de ter uma distribuição bem restrita, o polvo-do-deserto não é (ainda) uma planta ameaçada, já que sua população é consideravelmente grande. Contudo, devido a sua popularidade, algumas áreas atraem coletores, e como ela cresce tão lentamente, pode eventualmente se tornar uma planta vulnerável.

– – –

Referências:

Bornmann, C. H. 1972. Welwitschia mirabilis: paradox of the Namib Desert. Edeavour, 31(113):95–99.

Wikipedia. Welwitschia mirabilis. Disponível em <https://en.wikipedia.org/wiki/Welwitschia&gt;. Access em 1 março de 2017.

– – –

*Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons de Atribuição e Compartilhamento Igual 2.0 Genérica.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Botânica, Sexta Selvagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s