Você pode contribuir com pesquisas biológicas de casa

por Piter Kehoma Boll

Ha muitas pessoas pelo mundo que, apesar de não serem cientistas, são entusiastas da ciência. Acho que muitos de vocês lendo este artigo se encaixam nesta categoria. Você pode ser uma dona de casa, um advogado, um taxista ou simplesmente um jovem estudante, mas você tem grande interesse em ciência.

Bom, e se você pudesse ajudar a ciência de casa? Isso na verdade é possível de várias maneiras. Há muitos programas, aplicativos e websites nos quais você pode ajudar a fazer pesquisa em diferentes áreas. Aqui eu focarei em pesquisa biológica já que biologia é o assunto deste blog.

Então vamos lá! Veja abaixo como você pode contribuir.

  1. Tire fotografias da vida selvagem e as disponibilize online

Muitas pessoas amam tirar fotos da natureza. Alguns websites, como o flickr, são lotados de imagens incríveis de todo tipo de forma de vida. Infelizmente a maioria das pessoas protege seu trabalho sob leis de direitos autorais (copyright) que previnem seu uso sem permissão direta do autor ou sem comprá-lo.

Mas você pode ser mais generoso e distribuir seu trabalho sob uma licença creative commons. Isso garante que você deva ser mencionado como autor do trabalho mas ainda permite que outros o usem. Há várias licenças creative commons diferentes. Escolha a que melhor se adeque a você! O importante é permitir que seus trabalhos sejam usados em outros websites, em livros, artigos científicos etc, assim ajudando a disseminar o conhecimento científico.

Você pode carregar suas fotografias no flickr, no Wikimedia Commons, ou mesmo em seu próprio website, contanto que indique a licensa creative commons adequada. Seja generoso!

Eu disponibilizei várias das minhas fotos de planárias terrestres no Wikimedia Commons.
  1. Registre as formas de vida que você vê

Mais do que apenas compartilhar suas imagens, você pode registrar a localização onde encontrou a espécie. Assim, você ajudará a comunidade científica a melhorar seu conhecimento sobre a distribuição das espécies pelo mundo. Um lugar maravilhoso para fazer isso é o website iNaturalist.org. Mesmo que você não saiba a identidade da espécie que encontrou, pode carregar seus registros lá e alguém eventualmente determinará a espécie para você. Da mesma forma, você pode ajudar a identificar registros de outros usuários.

Eu carreguei muitos registros no iNaturalist.
  1. Compartilhe sua pesquisa bibliográfica na Wikipedia e na EOL

Se você é um estudante de graduação ou pós-graduação, um pesquisador acadêmico ou simplesmente alguém que ama a ciência e que lê muitos artigos científicos, livros, enciclopédias etc, não tranque o conhecimento dentro de você. Disponibilize-o para os outros! E uma maneira maravilhosa de fazer isso é editando a Wikipedia.

Acredito que todos conheçam a Wikipédia, a enciclopédia livre que todos podem editar. Se você andou lendo sobre o comportamento sexual de minhocas ou o uso de um extrato vegetal para o tratamento de câncer cervical, verifique o artigo da Wikipedia sobre o assunto e, se a informação não estiver lá, não hesite em adicioná-la e, claro, cite a fonte! A Wikipedia pode ser um pouco confusa de lidar de início para quem nunca a editou, mas, uma vez que você entenda como funciona e fique animado, ninguém pode pará-lo!

Além disso, se sua informação sobre um assunto não possui um artigo na Wikipedia ainda, simplesmente comece um artigo novo!

O artigo sobre o sistema reprodutor de planárias, na Wikipedia em inglês, é uma das minhas muitas contribuições.

Outro projeto que você pode ajudar é o EOL (Encyclopedia of Life), um website com o objetivo de reunir informações de todas as formas de vida e deixá-las disponíveis em um só lugar. Depois de se registrar, você terá uma liberdade limitada para adicionar conteúdo novo, mas eventualmente pode requisitar uma posição mais elevada que te dará acesso a um número maior de possibilidades.

Você sabe de outras formas de ajudar a pesquisa biológica de casa? Deixe um comentário e compartilhe conosco!

Deixe um comentário

Arquivado em Multimídia, Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s