Sexta Selvagem: Selaginela-Pavão

por Piter Kehoma Boll

Esta é a última Sexta Selvagem do ano e para ela eu decidi escolher uma bela e pouco conhecida planta, a selaginela-pavão, mais comumente conhecida como selaginela-de-Willdenow ou samambaia-pavão, e cientificamente conhecida como Selaginella willdenowii.

A característica mais impressionante desta espécie é a iridescência azul de suas folhas, a qual pode ser bem intensa dependendo da luz refletindo nela. A cor azul é causada por uma camada muito fina de células na cutícula superior das folhas que produz uma interferência de filme fino, um fenômeno como o que faz uma bolha de sabão parecer colorida.

selaginella_willdenowii

Veja o quão azul ela consegue ficar! Foto de Bernard Dupont.*

A selaginela-pavão é nativa do sudeste da Ásia, mais precisamente da região em torno de Cingapura, e é adaptada a áreas de extrema sombra. A iridescência azul, portanto, é uma adaptação para refletir a forte luz solar que pode atingir a planta através de aberturas no dossel.

Algumas culturas asiáticas usam a selaginela-pavão na medicina tradicional e estudos demonstraram que a planta possui importantes propriedades antioxidantes. Então por que não provar um chá azul iridescente?

– – –

Referências:

Chai, Tsun-Thai, & Wong, Fai-Chu (2012). Antioxidant properties of aqueous extracts of Selaginella willdenowii Journal of Medicinal Plants Research, 6 (7) DOI: 10.5897/JMPR11.1378

EOL – Encyclopedia of Life. Willdenow’s Spikemoss. Disponível em: <http://eol.org/pages/595324/overview&gt;. Acesso em 28 de dezembro de 2016.

Wikipedia. Selaginella willdenowii. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Selaginella_willdenowii&gt;. Acesso em 28 de dezembro de 2016.

– – –

*Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons de Atribuição 2.0 Genérica.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Botânica, Sexta Selvagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s