Sexta Selvagem: Líquen-Guirlanda

por Piter Kehoma Boll

Celebrando o Natal (ou seja lá como você chama essa época do ano), a Sexta Selvagem de hoje traz outro líquen. E a razão para eu tê-lo escolhido é porque ele é conhecido em inglês como Christmas wreath lichen, ou líquen-guirlanda, como eu traduzi, devido às suas cores vermelho e verde.

cryptothecia_rubrocincta

Cryptothecia rubrocincta crescendo em Patagonula americana na Argentina. Foto do usuário do Wikimedia Millifolium.*

Cientificamente conhecido como Cryptothecia rubrocincta, o líquen-guirlanda é encontrado ao longo das Américas, dos Estados Unidos à Argentina, e geralmente cresce em troncos de árvores sombreados. Em espécies maduros, três diferentes zonas de cores podem ser vistas, uma zona central verde-acinzentada, uma zona intermediária branca e uma borda externa verde. A zona central geralmente é coberta de nódulos vermelhos que em alguns casos podem dificultar a visibilidade da cor verde-acinzentada.

A cor vermelha é causada por uma combinação de uma quinona, chamada de ácido queidectônico, e beta-caroteno, que juntos protegem o organismo da radiação e fornecem reparo de DNA.

Aparentemente este líquen somente se reproduz assexuadamente, sem formar estruturas sexuais. Por essa razão, acreditou-se por um tempo que ele poderia ser um fungo basidiomiceto, apesar de a maioria dos líquens serem formados por fungos ascomicetos. Hoje em dia, contudo, se sabe que ele é de fato um ascomiceto. A extração de DNA é difícil, no entanto, porque vários fungos microscópicos vivem dentro do líquen, de certa forma fazendo-o um organismo muito complexo formado por várias espécies interconectadas.

– – –

Referências:

Elfie Stocker-Wörgötter (2010). Stress and Developmental Strategies in Lichens Symbioses and Stress, 525-546 DOI: 10.1007/978-90-481-9449-0_27

Wikipedia. Cryptothecia rubrocincta. Available at . Access on December 16, 2016.

– – –

*Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons de Atribuição e Compartilhamento Igual 3.0 Não Adaptada.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Botânica, Fungos, Sexta Selvagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s