Sexta Selvagem: Manteiga-de-bruxa

por Piter Kehoma Boll

Semana passada apresentei uma bactéria que me lembra a infância e que é comumente conhecida como geleia-de-bruxa ou manteiga-de-bruxa. Mas manteiga-de-bruxa também é o nome comum de um fungo, então pensei que seria interessante apresentá-lo hoje. Seu nome científico é Tremella mesenterica.

tremella_mesenterica

Manteiga-de-bruxa em madeira morta. Foto de Jerzy Opiała.*

Também chamado de cérebro-amarelo, a manteiga-de-bruxa é encontrada em todos os continentes e aparece como um material gelatinoso em lóbulos crespos crescendo em madeira morta e pode ser confundido com uma espécie sapróbica, um decompositor de madeira, mas isso não é verdade. A manteiga-de-bruxa é na verdade um parasita de fungos sapróbicos do gênero Peniophora, tal como a crosta-rosada Peniophora incarnata.

A manteiga-de-bruxa é comestível, mas geralmente é considerada insossa. Alguns resultados preliminares indicam que ela pode reduzir os nívels de glicose do sangue, assim tendo o potencial de ser desenvolvida em um agente hipoglicêmico para o tratamento de diabetes mellitus.

– – –

Referências:

Lo, H., Tsai, F., Wasser, S., Yang, J., & Huang, B. (2006). Effects of ingested fruiting bodies, submerged culture biomass, and acidic polysaccharide glucuronoxylomannan of Tremella mesenterica Retz.:Fr. on glycemic responses in normal and diabetic rats Life Sciences, 78 (17), 1957-1966 DOI: 10.1016/j.lfs.2005.08.033

Wikipedia. Tremella mesenterica. Disponível em <https://en.wikipedia.org/wiki/Tremella_mesenterica&gt;. Acesso em 22 de setembro de 2016.

– – –

*Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons de Atribuição e Compartilhamento Igual 3.0 Não Adaptada.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Fungos, Sexta Selvagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s