Sexta Selvagem: Mosca-abelha-fofa

por Piter Kehoma Boll

Recentemente a revelação de um novo pokémon, Cutiefly, chamou muita atenção para a espécie do mundo real na qual ele é baseado. Então por que não trazê-la para a Sexta Selvagem de forma que vocês possam conhecer um pouco mais dessa criatura? Seu nome é Anastoechus nitidulus, o qual chamarei aqui de mosca-abelha-fofa, já que muitas pessoas a acham muito fofa.

A mosca-abelha-fofa é de fato bem fofa. Foto extraída de modernhorse.tumblr.com

A mosca-abelha-fofa é de fato bem fofa. Foto extraída de modernhorse.tumblr.com

A mosca-abelha-fofa pertence à família de moscas chamada Bombyliidae e comumente conhecidas como moscas-abelhas. O nome vem do fato de que os adultos geralmente se alimentam de néctar e pólen, assim como as abelhas, e alguns são importantes polinizadores.

Alimentando-se. Foto extraído do reddit, postada pelo usuário AnanasJonas.

Alimentando-se. Foto extraído do reddit, postada pelo usuário AnanasJonas.

Infelizmente, assim como com muitas espécies, a mosca-abelha-fofa pode ser muito popular entre os leigos e você encontra várias imagens legais dela na internet, tais como as de cima. Contudo, cientificamente, muito pouco se sabe de sua ecologia.

No entanto uma coisa é certa: apesar de ser fofa, ela não é uma criatura tão adorável. Sua vida adulta voando de flor em flor esconde um passado sombrio e maligno. Durante seu período como larva, moscas-abelhas são predadores ou parasitoides, o que significa que crescem comendo outros animais vivos, de dentro pra fora, em algo que certamente é bem horrível para a pobre vítima.

No caso da mosca-abelha-fofa, as coisas não são tão terríveis. Elas se alimentam de cápsulas de ovos de gafanhotos, especialmente do gênero Calliptamus, de forma que podemos dizer que elas são parasitoides de ovos e não de adultos, mas aí você se dá conta de que ovos têm embriões, então elas na verdade são comedoras de bebês!

O_O

O_O

– – –

Referências:

References:

Brooks, A. (2012). Identification of Bombyliid Parasites and Hyperparasites of Phalaenidae of the Prairie Provinces of Canada, with Descriptions of Six Other Bombyliid Pupae (Diptera) The Canadian Entomologist, 84 (12), 357-373 DOI: 10.4039/Ent84357-12

Jazykov (Zakhvatkin), A. (2009). Parasites and Hyperparasites of the Egg-pods of injurious Locusts (Acridodea) of Turkestan Bulletin of Entomological Research, 22 (03) DOI: 10.1017/S0007485300029904

Wikipedia. Bombyliidae. Disponível em < https://en.wikipedia.org/wiki/Bombyliidae >. Acesso em 26 de julho de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Entomologia, Parasitas, Sexta Selvagem, Zoologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s