Sexta Selvagem: Cálano-glacial

por Piter Kehoma Boll

A espécie da Sexta Selvagem de hoje vem nadando minusculamente através das águas congelantes do norte. É um pequeno crustáceo, mais precisamente um copépode, e seu nome é Calanus glacialis. Ele não possui um nome comum, mas eu o adaptei como “cálano-glacial”.

Minúsculo, mas lindo. Créditos a Universidade de Alaska Fairbanks*.

Minúsculo, mas lindo. Créditos a Universidade de Alaska Fairbanks*.

Econtrado no Oceano Ártico e nas áreas mais ao norte dos oceanos Atlântico e Pacífico, o cálano glacial é uma das espécies de copépodes polares mais abundantes e um dos principais componentes do zooplâncton nessa região. Como resultado, é uma fonte de alimento importante para outros animais, tais como peixes, aves e até mesmo baleias.

O ciclo de vida de um cálano-glacial varia de 1 a 3 anos e depende da temperatura e disponibilidade de alimento. A maior parte de seu desenvolvimento ocorre no verão, quanto a água é mais quente e há bastante alimento, que para o nosso camarada consiste principalmente de algas, tais como diatomáceas. No outono, o cálano-glacial começa a acumular lipídios e então migra para baixo, para águas mais profundas, e se torna dormente para sobreviver o longo e escuro inverno pobre em alimento.

Como seu ciclo de vida depende de tais variações sazonais, o aquecimento global pode ter impactos profundos nas populações do cálano glacial e nas de outras espécies que dependem dele como alimento.

– – –

Referências:

Kosobokova, K. N. 1999. The reproductive cycle and life history of the Arctic copepod Calanus glacialis in the White Sea. Polar Biology 22:254–263. DOI: 10.1007/s003000050418.

Søreide, J. E.; Leu, E.; Berge, J.; Graeve, M.; Falk-Petersen, S. 2010. Timing of blooms, algal food quality and Calanus glacialis reproduction and growth in a changing Arctic. Global Change Biology 16:3154–3163. DOI: 10.1111/j.1365-2486.2010.02175.x

– – –

*Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons de Atribuição Não Comercial 3.0 Não Adaptada.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sexta Selvagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s