Sexta Selvagem: Besouro-de-Hitler

por Piter Kehoma Boll

Há tantos besouros neste mundo que eles são os mais frequentes na Sexta Selvagem. Também há tantos deles que até mesmo Adolf Hitler tem um para si e este pobre animal vai ser apresentado aqui hoje. Seu nome é Anophthalmus hitleri, o besouro-de-Hitler.

Este pobre camarada foi nomeado em 1937 quando Hitler tinha acabado de se tornar Chanceler da Alemanha. Apesar do mau gosto, não há regras na nomenclatura zoológica que permitiriam que esse nome fosse trocado só porque homenageia um dos humanos mais atrozes da História.

O besouro-de-Hitler é tosco e sem graça e, para piorar sua vida, foi nomeado em honra a Hitler. Foto de Michael Munich*.

O besouro-de-Hitler é tosco e sem graça e, para piorar sua vida, foi nomeado em honra a Hitler. Foto de Michael Munich*.

Agora o que mais podemos dizer desse inseto condenado? Não muito, eu temo. Ele é encontrado nos sistemas de cavernas da Eslovênia e é considerado um troglobionte, isto é, uma espécie completamente adaptada a viver no subsolo. Como a maioria dessas espécies, o besouro-de-Hitler não tem olhos, já que a visão é inútil na escuridão permanente das cavernas. Pouco, se não nada, é conhecido de sua ecologia. Ele é um besouro carabídeo, então provavelmente se alimenta de outros invertebrados, caçando-os.

Passando a vida inteira dentro de uma caverna, o besouro-de-Hitler não é colorido e nem tem estruturas extravagantes, mas seu nome infeliz o fez famoso. Ao menos o pobre animal nunca vai saber.

– – –

Referências:

Novak, T.; Perc, M.; Lipovšek, S.; Janžekovič, F. 2012. Duality of terrestrial subterranean fauna. International Journal of Speleology, 41(2): 181–188.

Wikipedia. Anophthalmus hitleri. Available at: < https://en.wikipedia.org/wiki/Anophthalmus_hitleri >. Access on June 17, 2016.

– – –

*Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons de Atribuição e Compartilhamento Igual 3.0 Não Adaptada.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Entomologia, Sexta Selvagem, Taxonomia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s