Sexta Sevagem: Amônia-tépida

por Piter Kehoma Boll

Um dos poucos grupos de seres vivos que ainda não foram apresentados na Sexta Selvagem é Rhizaria, um grupo de organismos unicelulares que inclui os famosos foraminíferos. Assim hoje decidi trazer exatamente isso, um foraminífero. E uma boa espécie com a qual começar é Ammonia tepida, ou a “amônia-tépida” como decidi chamá-la.

Uma Ammonia tepida viva. Créditos a Scott Fay.*

Uma Ammonia tepida viva. Créditos a Scott Fay.*

A amônia-tépida é encontrada em águas salobras do mundo todo, ou mais precisamente nos sedimentos depositados em águas salobras do mundo todo. Ela é capaz de tolerar uma ampla escala de temperaturas e graus de salinidade e é considerada uma espécie ideal para estudos em laboratório. Como a maioria dos foraminíferos, a amônia-tépida secreta uma concha de carbonato de cálcio, o qual é depositado na superfície da célula na forma de uma cadeia de câmaras formando um caminho espiralado, assim fazendo-a se parecer com uma pequena concha de caramujo.

Vivendo nos sedimentos, a amônia-tépida se alimenta principalmente de algas, mas também consome bactérias. Em laboratório ela demonstrou ter a habilidade de predar pequenos animais, tais como nematódeos, copépodes e larvas de molusco.

Essa criança tem talento!

– – –

Referências:

Dupuy, C.; Rossignol, L.; Geslin, E.; Pascal, P.-Y. (2010) Predation of mudflat meio-macrofaunal metazoans by a calcareous foraminifer, Ammonia tepida (Cushman, 1926). The Journal of Foraminiferal Research 40 (4): 305–312.

Munsel, D.; Kramar, U.; Dissard, D.; Nehrke, G.; Berner, Z.; Bijma, J.; Reichart, G.-J.; Neumann, T. (2010) Heavy metal incorporation in foraminiferal calcite: results from multi-element enrichment culture experiments with Ammonia tepida. Biogeosciences 7 (8): 2339–2350.

– – –

*Creative Commons License
Esta imagem está licenciada sob uma Licença Creative Commons de Atribuição 2.5 Genérica.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em protistas, Sexta Selvagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s