Sexta Selvagem: Tachã-de-pescoço-preto

por Rafael Nascimento

Um parente do tachã e da anhima menos conhecido por nós é o tachã-de-pescoço-preto (Chauna chavaria). Os três formam a família Anhimidae, que, apesar de não parecer superficialmente, são parentes dos patos e gansos (antigamente eram tidos como parentes das galinhas, Galliformes).

Tachã-de-pescoço-preto. Foto de Brodie Ferguson.*

Tachã-de-pescoço-preto. Foto de Brodie Ferguson.*

Mede de 76 a 91 cm, sendo um pouco menor do que o tachã, com o qual compartilha o gênero, e caracterizado por plumagem mais escura num geral e a porção preta do pescoço de maior dimensão, daí seu nome.  São aves bastante vocais e notáveis por suas cristas.

Enquanto a anhuma e o tachã têm distribuição ampla, o tachã-de-pescoço-preto é mais raro, tratado como “Quase Ameaçado” pelo IUCN, e podendo ser encontrado apenas no norte da Colômbia e no noroeste da Venezuela, habitando alagados, lagoas e bancos de rios em áreas florestadas. Alimenta-se apenas de matéria vegetal, consumindo raízes, folhas, brotos e outras partes de plantas aquáticas.

– – –

Referências:

BirdLife International. 2015. Chauna chavaria. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T22679726A83833043. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2015-4.RLTS.T22679726A83833043.en. Acessado em 21 de abril de 2016.

Carboneras, C., Boesman, P., Kirwan, G.M. & Sharpe, C.J. (2016). Northern Screamer (Chauna chavaria). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona. (Retirado de http://www.hbw.com/node/52792 em 21 de abril de 2016).

– – –

Creative Commons License
*Esta imagem está licenciada sob uma Licença Creative Commons de Atribuição 2.0 Genérica.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Ornitologia, Sexta Selvagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s