Sexta Selvagem: Marro-do-mar-profundo

por Piter Kehoma Boll

Parecendo algum tipo de chocalho tribal místico, nosso mais novo integrante da Sexta Selvagem é das águas profundas do hemisfério norte. Seu nome científico é Marrus orthocanna, e eu adaptei um nome comum como “marro-do-mar-profundo”. Acho que soa legal.

Um chocalho mágico do mar profundo. Foto de Kevin Raskoff.

Um chocalho mágico do mar profundo. Foto de Kevin Raskoff.

O marro-do-mar-profundo é um cnidário sifonóforo, e como todos os sifonóforos, é um organismo colonial e não um indivíduo único. Ele é composto de vários organismos especializados (zooides) conectados uns aos outros por um longo “tronco” e incapazes de viver independentemente. É um organismo livre natante, nadando de forma pulsativa através das escuras águas marinhas profundas.

Na frente ou parte superior da colônia está o pneumatóforo, uma boia cheia de gás que é o organismo primordial da colônia, aquele que se originou diretamente do embrião. Depois dele há vários organismos translúcidos em forma de sino, os nectóforos, que são especializados em locomoção, fazendo a colônia se mover por contrações. A última parte do corpo, o sifossoma, contém uma série de zooides diferentes, incluindo indivíduos especializados em capturar presas, digerir comida e reproduzir.

O marro-do-mar-profundo é encontrando principalmente em águas árticas, mas às vezes ocorre mais ao sul, até o Mar Mediterrâneo. Ele pode crescer a até vários metros de comprimento e sua dieta muito provavelmente inclui pequenos crustáceos. É uma criatura esquisita, mas certamente linda.

– – –

Referências:

EOL –  Encyclopedia of Life: Marrus orthocanna. Disponível em: < http://eol.org/pages/1005745 >. Acesso em 21 de abril de 2016.

Wikipedia. Marrus orthocanna. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Marrus_orthocanna >. Access em 21 de abril de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sexta Selvagem, Zoologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s