Flickr, um paraíso de fotografias de espécies desconhecidas

por Piter Kehoma Boll

Atualmente há cerca de 1,2 milhões de espécies descritas mundialmente e centenas de novas espécies são encontradas e descritas a cada mês. Algumas estimativas preveem que a Terra atualmente contém mais de 10 milhões de espécies, o que significa que ainda conhecemos muito pouco de nossa diversidade. As centenas de espécies descritas por mês podem parecer um enorme progresso, mas na verdade estamos correndo a um passo bem lento, principalmente devido à falta de taxonomistas, mas também por causa dos poucos recursos dedicados à pesquisa em biodiversidade.

A maioria das pessoas pode pensar que no mundo moderno uma espécie nova representa algum animal pequeno e misterioso encontrado nas profundezas de uma floresta tropical inexplorada. Bem, a maioria delas se encaixa nessa descrição, mas na verdade muitas espécies novas são encontradas vivendo entre humanos por décadas ou séculos.

Muitas delas, apesar de desconhecidas para especialistas no grupo, podem ser bem conhecidas pelos povos locais. Um exemplo disso é a anta-pretinha (Tapirus kabomani).

Mas muitas espécies desconhecidas para a ciência são frequentemente avistadas por entusiastas da natureza e fotógrafos da vida selvagem. Fascinados pela beleza das criaturas que encontram, eles tiram algumas fotos dos espécimes e os postam online. E quanto algum biólogo reconhece que é provavelmente uma espécie nova, fica empolgado e interessado em ajudar essa espécie a ser conhecida. Um lugar lotado de espécies novas é certamente o flickr. Aqui mostrarei algumas fotos de planárias terrestres, o grupo com o qual trabalho, que encontrei no website e que certamente, ou mais provavelmente, representam espécies novas.

Flatworm

Platyhelminthes, Tricladida, Terricola, Atlantic forest, northern littoral of Bahia, Brazil

(Platyhelminthes: Tricladida)

(Platyhelminthes: Tricladida)

Terrestrial flatworm (Geoplana sp)

Nemertean worm

Simona's 'Slug'

Sem título

Land Planarian

Unidentified Planarian: Loreto, Peru

Unidentified Planarian and Scorpion: Loreto, Peru

Large land flatworm

Land planarian Polycladus sp?

Ah como invejo as pessoas vivendo perto desses lugares! Se ao menos houvesse alguém lá capaz de estudar, descrever e publicar toda essa diversidade.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Sistemática, Taxonomia

Uma resposta para “Flickr, um paraíso de fotografias de espécies desconhecidas

  1. Brenno

    Moro em uma casa com jardim grande e apareceu uma dessa última no meu quarto perdida bem grudenta..andava e deixava um rastro molhado e parecia ter duas cabeças na frente e outra atrás. Achei até que fosse da família da traça, Fiquei com medo é joguei no vaso fiquei olhando e ela não se afogou.. Mostrou o menor encomodo estar dentro dagua e dei descarga.. Mas a próxima eu tiro fotos e posto realmente não achei nada a respeito dessa espécie por enquanto nem fotos nem escritas… Somente aqui por enquanto ab

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s