Sexta Selvagem: Aranha-da-acácia-de-Kipling

por Piter Kehoma Boll

Aranhas são famosas por serem criaturas horríveis, predadores atrozes com veneno terrível e teias sinistras. Mas isso não é bem verdade quando você começa a conhecê-las melhor, mas, de qualquer forma, elas costumavam ser consideradas um grupo de animais composto unicamente de predadores.

Isso não é mais verdade. Em 2008, descobriu-se que uma pequena aranha-saltadora é predominantemente vegetariana! Seu nome é Bagheera kiplingi, ou a aranha-da-acácia-de-Kipling, e ela é a espécie da Sexta Selvagem de hoje.

Um macho de Bagheera kiplingi se alimentando de um corpo beltiano. Foto de M. Milton extraída de Meehan et al. (2009).

Um macho de Bagheera kiplingi se alimentando de um corpo beltiano. Foto de M. Milton extraída de Meehan et al. (2009).

A aranha-da-acácia-de-Kipling é enncontrada na América Central, em México, Costa Rica e Guatemala. É uma aranha-saltadora (família Salticidae), a família mais diversa de aranhas.

Vivendo em pés de acácia, a aranha-da-acácia-de-Kipling se alimenta principalmente de corpos beltianos, pequenas estruturas na ponta dos folíolos de acácia que são ricos em proteínas, açúcares e gorduras. Os corpos beltianos são uma fonte de alimento para espécies de forma do gênero Pseudomyrmex que vivem em uma relação mutualística com as acácias, protegendo as árvores de herbívoros.

Nossa aranha provavelmente se tornou uma oportunista ao explorar um recurso que não foi designado para ela. E mais do que isso, às vezes a aranha pode atacar e comer as formigas, especialmente suas larvas, tornando-se assim uma espécie de distúrbio incômodo à relação mutualística entre formiga e árvore.

Contudo, apesar do fato de que ela também se alimenta de larvas de formiga, a Bagheera kiplingi tem os corpos beltianos como principal fonte de alimento. Ironicamente, o nome Bagheera vem do personagem Bagheera de Rudyard Kipling, o qual é uma panteraa negra. O epíteto específico, kiplingi, homenageia o próprio Rudyard Kipling.

– – –

Referências:

Meehan, C. J.; Olson, E. J,; Reudink, M. W.; Kyser, T. K.; Curry, R. L. 2009. Herbivory in a spider through exploitation of an ant-plant mutualism. Currenty Biology, 19(19):R892-R893. DOI: 10.1016/j.cub.2009.08.049

Wikipedia. Bagheera kiplingi. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Bagheera_kiplingi&gt;. Acesso em 02 de fevereiro de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Aranhas, Conservação, Sexta Selvagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s