Sexta Selvagem: Euglena Vermelha

por Piter Kehoma Boll

Não seja tão idiota quanto o faraó egípcio no mito das pragas do Egito. Se acontecer de você encontrar um lago com água vermelha, como na imagem abaixo, certamente não é sangue. É simplesmente… uma alga tóxica!

Às vezes pode-se encontrar águas de um algo de cor vermelha. Foto extraída de naturamediterraneo.com/forum/, postada pelo usuário Carlmor.

Às vezes pode-se encontrar águas de um algo de cor vermelha. Foto extraída de naturamediterraneo.com/forum/, postada pelo usuário Carlmor.

A criatura responsável por esta coloração é nossa espécie do Sexta Selvagem de hoje: Euglena sanguinea, ou a euglena vermelha, um protista miscroscópico de água doce com uma distribuição cosmopolita. Estes organismos unicelulares possuem uma cor vermelha devido à presença de astaxantina, um pigmento também encontrado em alguns peixes, como salmão, e em crustáceos, como camarões e lagostas. Algumas aves também podem ter esse pigmento em suas penas. Em euglenas vermelhas, a astaxantina age como uma proteção contra radiação ultravioleta, de forma que quanto maior a incidência de radiaçãao UV, mais vermelhas as algas se tornam.

Uma fração de uma população de euglenas vermelhas sob o microscópio. Foto extraída de naturamediterranea.com/forum/, postada pelo usuário Carlmor.

Uma fração de uma população de euglenas vermelhas sob o microscópio. Foto extraída de naturamediterranea.com/forum/, postada pelo usuário Carlmor.

Quanto as condições são adequadas, geralmente devido a altas temperaturas e grandes quantidades de nutrientes, a euglena vermelha pode se tornar superpopulosa e cobrir toda a superfície de corpos d’água, fazendo-os parecerem vermelhos. A poluição da água, especialmente de esgoto doméstico, é uma das principais causas de aumento de nutrientes em corpos d’água e assim uma causa direta de florações de algas.

A euglena vermelha é conhecida por produzir euglenoficina, uma potente ictiotoxina, isto é, um composto que é tóxico para os peixes. Como resultado, florações de euglenas vermelhas podem levar a uma alta mortalidade de peixes, fazendo-as um organismo de grande importância para criadores de peixes.

– – –

Referências:

Gerber, S.; Häder, D-P. 2006. Effects of enhanced UV-B radiation on the red coloured freshwater flagellate Euglena sanguineaFEMS Microbiology Ecology, 13(3): 177-184. DOI: 10.1111/j.1574-6941.1994.tb00064.x

Wikipedia. Euglena sanguinea. Available at <https://en.wikipedia.org/wiki/Euglena_sanguinea&gt;. Access on  January 07, 2016.

Zimba, P. V.; Rowan, M.; Triemer, R. 2004. Identification of euglenoid algae that produce ichthyotoxin(s). Journal of Fish Diseases, 27: 115-117.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Algas, Conservação, Ecologia, Poluição, Sexta Selvagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s