Sexta selvagem: Cinco-de-duas-cabeças

por Piter Kehoma Boll

Um novo ano está começando e esperamos usar esta oportunidade para dar um novo gás ao nosso blog. Como o primeiro dia do ano é sexta-feira, não há outra forma de começar senão com um post da Sexta Selvagem, certo?

Para a postagem de hoje eu gostaria de escolher uma espécie que de alguma forma se relacione com a coisa do ano novo, mas o que poderia ser? Bem, o nome janeiro é relacionado a Jano, o deus romano das portas que é representado como tendo duas faces, porque janeiro está olhando tanto para o ano passado quanto para o novo ano. Então por que não uma espécie com duas faces ou duas cabeças?

Contemplem o cinco-de-duas-cabeças! Foto de Udo Schröter*.

Contemplem o cinco-de-duas-cabeças! Foto de Udo Schröter*.

Nosso amigo, Tiliqua rugosa, é conhecido como cinco-de-duas-cabeças e é encontrado em regiões áridas e semiáridas do sul e do oeste da Austrália. Apesar do nome, ele não possui realmente duas cabeças. Sua cauda curta, larga e grossa se assemelha de certa forma a uma segunda cabeça e é útil para confundir predadores, como serpentes e mamíferos.

O cinco-de-duas-cabeças se alimenta de pequenos animais, como insetos e lesmas, bem como de vegetação. Durante a época de acasalamento, esses adoráveis lagartos formam casais que agem bem como casais humanos, isto é, quando estão um na frente do outro, agem como se fossem monogâmicos, mas assim que a oportunidade chega, tanto o macho quanto a fêmea copulam com indivíduos de outros casais.

Atualmente o cinco-de-duas-cabeças está se tornando popular como animal de estimação na Austrália.

– – –

Referências:

Bull, C. M.; Cooper, S. J. B.; Baghurst, B. C. 1998. Social monogamy and extra-pair fertilization in an Australian lizard, Tiliqua rugosa. Behavioral ecology and sociobiology, 44(1): 63-72. DOI: 10.1007/s002650050515

Wikipedia. Tiliqua rugosa. Disponível online em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Tiliqua_rugosa. Acesso em 28 de dezembro de 2015.

– – –

Creative Commons License
Estas obras estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons de Atribuição e Compartilhamento Igual 3.0 Não Adaptada.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sexta Selvagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s