Elefantes não se divertem pintando

por Piter Kehoma Boll

ResearchBlogging.orgElefantes são considerados animais de inteligência elevada, com alta complexidade social, capazes de resolver problemas, usar ferramentas, ter empatia e reconhecer a si mesmos. Além disso, é claro, possuem uma memória surpreendente.

Quando em cativeiro, elefantes tendem a ficar estressados e entediados, o que leva muitos estabelecimentos que os possuem a desenvolver programas de atividades específicas de enriquecimento para melhorar o bem-estar destes animais.

Uma das atividades comumente usadas é a pintura, onde os elefantes pintam telas enquanto seguram um pincel com suas trombas. Apesar de esta e outras atividades geralmente serem consideradas redutoras de estresse nesses animais, não há muitos estudos rigorosos testando tal suposição.

Um elefante pintando no Zoológico de Melbourne. Foto do artigo original por English et al., 2014.

Um elefante pintando no Zoológico de Melbourne. Foto do artigo original por English et al., 2014.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de New England, na Austrália, decidiu então testar os efeitos das atividades de pintura sobre elefantes em cativeiro. Para isso, foram utilizados quatro elefantes-asiáticos do zoológico de Melbourne envolvidos na atividade de pintura.

Dos quatro elefantes, dois eram diariamente levados para a área de pintura, onde um recebia comida e o outro pintava. As sessões de pintura duravam menos de cinco minutos.

O comportamento dos elefantes foi monitorado algumas horas antes e algumas horas depois das sessões de pintura e divididos em três situações: (1) dias em que o elefante pintou, (2) dias em que o elefante não pintou, mas outros pintaram, e (3) dias em que nenhum elefante pintou.

Os resultados finais demonstraram que as sessões de pintura não alteraram significativamente o comportamento dos elefantes. Não houve evidências de redução nos níveis de estresse dos animais nos dias em que estes foram submetidos às sessões de pintura. Mesmo durante as sessões, pelo menos dois dos elefantes não pareciam muito interessados, prestando mais atenção no treinador do que na tela.

Conclui-se então que pintar quadros não altera o humor de elefantes e a atividade tem somente o propósito de entreter o público e arrecadar fundos às instituições com suas vendas. Os elefantes continuam tão entediados quanto sempre estiveram em cativeiro.

– – –

Referência:

English, M.; Kaplan, G. & Rogers, L. 2014. Is painting by elephants in zoos as enriching as we are led to believe? PeerJ, 2 DOI: 10.7717/peerj.471

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Comportamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s