Sexta Selvagem: Suiriri

por Piter Kehoma Boll

Esta é a primeira ave apresentada na Sexta Selvagem e eu a escolhi por uma razão especial: seu nome científico é Tyrannus melancholicus, o tirano melancólico. Não é quase poético?

Encontrado do sul dos Estados Unidos até a metade norte da Argentina, o suiriri é bem adaptado a áreas antropizadas, de forma que é facilmente avistado ao longo de estradas ou em jardins e parques. Populações habitando áreas com estações bem marcadas geralmente migram para áreas mais quentes, especialmente para o sul dos Estados Unidos, durante o inverno no hemisfério sul.

Suiriri em São Paulo, Brasil. Foto de Dario Sanches*.

Suiriri em São Paulo, Brasil. Foto de Dario Sanches*.

Suiriris são principalmente predadores, capturando insetos que interceptam durante o voo. Eles não parecem muito sensíveis às defesas químicas de borboletas, comendo até mesmo algumas espécies não-palatáveis e espécies com padrões de coloração similares, apesar de que algumas espécies altamente desagradáveis são de fato rejeitadas. Ocasionalmente eles também podem comer frutas.

Durante a estação de acasalamento, eles formam casais e constroem juntos um ninho em forma de tigela usando ramos pequenos, palha e fios de nylon e plástico. A fêmea geralmente põe três ovos no ninho e ambos os pais os chocam e cuidam dos filhotes.

Como consequência de sua adaptabilidade a humanos, não é considerada ameaçada de forma alguma, ao menos até o momento, e possui o status de pouco preocupante (LC) pela IUCN.

– – –

Referências:

Cintra, R. 1997. Spatial Distribution and Foraging Tactics of Tyrant Flycatchers in Two Habitats in the Brazilian Amazon. Studies on Neotropical Fauna and Environment, 32 (1), 17-27 DOI: 10.1076/snfe.32.1.17.13459

Legal, E. 2007. Aspectos da nidificação do siriri, Tyrannus melancholicus (Vieillot, 1819), (Aves, Tyrannidae) em Santa Catarina. Atualidades Ornitológicas On-line, 140, 51-52

Pinheiro, C. E. G. 1996. Palatablility and escaping ability in Neotropical butterflies: tests with wild kingbirds (Tyrannus melancholicus, Tyrannidae) Biological Journal of the Linnean Society, 59 (4), 351-365 DOI: 10.1111/j.1095-8312.1996.tb01471.x

Wikipedia. Tropical Kingbird. Disponível em < http://en.wikipedia.org/wiki/Tropical_Kingbird >. Acesso em 27 de março de 2014.

– – –

* Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons de Atribuição e Compartilhamento Igual 3.0 Não Adaptada.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Ornitologia, Sexta Selvagem

Uma resposta para “Sexta Selvagem: Suiriri

  1. Pingback: Os melhores nomes científicos | Natureza Terráquea

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s