Sexta Selvagem: Baobá-de-Grandidier

por Piter Kehoma Boll

Vamos expandir o universo da Sexta Selvagem e apresentar uma planta pela primeira vez! E que escolha poderia ser melhor que começar com o famoso baobá-de-Grandidier? Pertencendo à espécie Adansonia grandidieri, esta árvore é uma das marcas registradas de Madagascar, sendo a maior espécie deste gênero encontrada na ilha.

Atingindo até 30 m de altura e tendo um tronco maciço somente ramificado bem no topo, a árvore possui um aspecto único e é encontrada somente a sudoeste de Madagascar. Contudo, apesar de ser tão atrativa e famosa, é classificada como uma espécie em perigo na Lista Vermelha da IUCN, com uma população em declínio ameaçada pela expansão da agricultura.

Adansonia grandidieri. Foto de Bernard Gagnon (commons.wikimedia.org/wiki/User:Bgag).  Extraído da Wikipedia.

Adansonia grandidieri. Foto de Bernard Gagnon (commons.wikimedia.org/wiki/User:Bgag). Extraído da Wikipedia.

Esta árvore também é excessivamente explorada, possuindo frutos ricos em vitamina C que podem ser consumidos crus e de suas sementes extrai-se óleo. Sua casca também pode ser usada para fazer cordas e muitas árvores são encontradas com cicatrizes devido à extração de parte da casca.

Possuindo um tronco fibroso, os baobás são capazes de lidar com a seca, aparentemente armazenando água. Não há dispersores de sementes, provavelmente porque estes foram extintos por atividades humanas.

Originalmente ocorrendo junto a corpos de água temporários na floresta decídua seca, hoje muitas árvores são encontradas em terrenos permanentemente secos. Isso provavelmente é devido ao impacto humano que alterou o ecossistema local, fazendo-o se tornar mais seco do que era. Essas áreas possuem uma capacidade pequena de regenerar ou talvez nem sejam mais capazes, de maneira que provavelmente nunca mais voltarão a ser o que eram e, depois que as velhas árvores morrerem, não haverá mais baobás ali.

– – –

Referências:

Baum, D. A. (1995). A Systematic Revision of Adansonia (Bombacaceae) Annals of the Missouri Botanical Garden, 82, 440-470 DOI: 10.2307/2399893

Wikipedia. Adamsonia grandidieri. Disponível em:<http://en.wikipedia.org/wiki/Adansonia_grandidieri>. Acesso em 2 de outubro de 2012.

World Conservation Monitoring Centre 1998. Adansonia grandidieri. In: IUCN 2012. IUCN Red List of Threatened Species. Version 2012.1. <www.iucnredlist.org>. Acesso em 2 de outubro de 2012.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Botânica, Conservação, Sexta Selvagem

Uma resposta para “Sexta Selvagem: Baobá-de-Grandidier

  1. Pingback: Sexta Selvagem: Gorgulho-girafa | Natureza Terráquea

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s