Sexta Selvagem: Morcego-da-fruta-de-Maurício

por Piter Kehoma Boll

Então, decidi começar uma nova categoria de postagens aqui chamada “Sexta Selvagem” (sim, um nome meio bobo, mas não consegui pensar em nada melhor!). Todas as sextas tentarei trazer a vocês uma espécie interessante entre nossos “bioirmãos” terráqueos e falar um pouco sobre ela.

A primeira a ser apresentada é um carinha bonito e fofo de Maurício, o chamado morcego-da-fruta-de-Maurício ou raposa-voadora-de-Maurício (Pteropus niger).

Morcego-da-fruta-de-Maurício (Pteropus niger). Foto extraída de batcnservacy.org

Morcego-da-fruta-de-Maurício (Pteropus niger). Foto extraída de batcnservacy.org

Contudo, apesar de sua fofura, ele é o último sobrevivente dos morcegos-da-fruta endêmicos das Ilhas Mascarenhas e está enfrentando um grande risco de extinção. O país possui uma lei para protegê-los, mas (adivinha) cultivadores de frutas das ilhas estão pressionando o governo de Maurício para abrandar a lei de forma a permitir “cotas de remoção” para controlar o tamanho populacional do morcego, reduzindo assim a “depredação causada à produção de frutas”.

Pteropus niger já é listado como uma espécie em perigo pela IUCN e se sua proteção não for reforçada em vez de abrandada, ele pode de fato se tornar extinto. É triste assistir a pessoas se queixando apenas de seus próprios problemas, tentando consertá-los da forma mais fácil, sem olhar para as consequências que podem vir disso. O morcego-da-fruta-de-Maurício é o maior frugívoro sobrevivente na ilha, tendo um papel central na dispersão de sementes. Em vez de simplesmente caçá-lo até o fim, o governo e os produtores de frutas deveriam se dar conta de que proteger o ambiente natural do morcego (as florestas) os faria ter alimento suficiente para consumir sem precisar procurar por ele em plantações.

– – –

Referências:

Florens, F. B. V. 2012. Going to Bat for an Endangered Species. Science, 336 (6085), 1102 DOI: 10.1126/science.336.6085.1102-a

IUCN Red List:Pteropus niger. Disponível em <http://www.iucnredlist.org/apps/redlist/details/18743/0 >

Lubee Bat Conservacy: Africa Projects. Disponível online em <http://www.batconservancy.org/africa-projects-bat-conservation.php >

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Conservação, Extinção, Sexta Selvagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s