A beleza escondida em um campo

por Piter Kehoma Boll

Há algum tempo, eu fui com meus pais até a casa de minha tia na cidade vizinha, Estância Velha, e meus pais decidiram ir à casa de meu tio, do outro lado da rua, para pescar em sua propriedade. Eu fui com eles, mas como estava quente demais para ficar quieto no sol com uma vara de pescar, eu decidi dar uma volta pelo campo para encontrar coisas interessantes para fotografar.

Quando alguém olha para um campo, à primeira vista ele parece ser um amontoado sem fim de grama e nada mais, mas se você olhar mais de perto, você pode encontrar uma diversidade incrível de plantas com flores vivendo lá.

Aqui apresentarei as belas flores que encontrei lá depois de somente cerca de uma hora explorando o campo.

Sida rhombifolia L.

Sida rhombifolia L.

Ludwigia tomentosa (Cambess.) H.Hara

Ludwigia tomentosa (Cambess.) H.Hara

Ludwigia peploides  (Kunth) P.H.Raven

Ludwigia peploides (Kunth) P.H.Raven

Elephantopus mollis Kunth

Elephantopus mollis Kunth

Tibouchina cf gracilis (Bonpl.) Cogn.

Tibouchina cf gracilis (Bonpl.) Cogn.

Tibouchina herbacea (DC.) Cogn.

Tibouchina herbacea (DC.) Cogn.

Leandra regnelli (Triana) Cogn.

Leandra regnelli (Triana) Cogn.

Solanum cf. atropurpureum L.

Solanum cf. atropurpureum L.

Commelina erecta L.

Commelina erecta L.

Tripogandra diuretica (Mart.) Handlos

Tripogandra diuretica (Mart.) Handlos

Begonia cucullata Will.

Begonia cucullata Will.

Desmodium incanum DC.

Desmodium incanum DC.

Asclepias curassavica L.

Asclepias curassavica L.

Sisyrinchium micranthum Cav.

Sisyrinchium micranthum Cav.

Richardia brasiliensis Gomes

Richardia brasiliensis Gomes

Eclipta prostrata (L.) L.

Eclipta prostrata (L.) L.

E há algumas que não fui capaz de identificar. Se alguém souber o nome destas plantas e puder me ajudar com a identificação, eu ficaria muito grato. E por favor, caso eu tenha identificado erroneamente alguma espécie, não hesitem em me informar. A seguir as que esperam identificação.

Atualização (13/02/2016): Meu amigo Dióber Lucas identificou as espécies abaixo. Muito obrigado, Dióber!

Asteraceae?

Cuphea carthagensensis (Jacq.) J. F. Macbr.

Asteraceae (Ageratum?, Vernonia?)

Ageratum conyzoides L.

Liliaceae?

Liliaceae?

Fabaceae

Desmodium adscendens (Sw.) DC.

Lamiaceae?

Hygrophila costata Sinning

1 comentário

Arquivado em Botânica, Ecologia

Uma resposta para “A beleza escondida em um campo

  1. Muito bom comentário … sensibilidade + um olhar atento e aprofundado é tudo para o bom pesquisador/ cientista/ naturalista em campo !

Deixe um comentário

